Duas em cada cinco pessoas que trabalham em Aparecida de Goiânia com carteira assinada atuam no ramo de prestação de serviços. É o que mostra o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) sobre a geração de empregos formais na cidade em junho deste ano.
Em proporções numéricas, o setor de serviços emprega atualmente 49.423 pessoas, quase 45% dos 110.841 trabalhadores celetistas ativos no município na iniciativa privada.
Aparecida fechou este 1º semestre com mais 27.174 trabalhadores formais no comércio (24% do total), 21.834 na indústria (19%), 12.261 na construção civil (11%) e outros 149 na agropecuária (0,1%). Ainda conforme o Caged, de janeiro a junho deste ano a cidade criou 2.826 novas vagas de trabalho, o equivalente a 47% do saldo total de 2022.
“Nossa cidade é, definitivamente, um grande polo gerador de empregos, e não só no setor de serviços, mas também na indústria e no comércio, que encontram em Aparecida um ambiente de negócios sólido e saudável para o crescimento das empresas”, comenta o prefeito Vilmar Mariano.
O gestor lembra que, para fomentar investimentos e a criação de mais empregos na prestação de serviços, a Prefeitura de Aparecida tem feito ações permanentes buscando estimular o desenvolvimento do setor produtivo.
É o caso do novo polo gastronômico de Aparecida, um projeto que a administração municipal está formatando junto com comerciantes do Cruzeiro do Sul para oferecer na região, especificamente na Rua do Canavial, toda a infraestrutura necessária para atrair mais clientes aos bares, restaurantes, lanchonetes e empórios existentes na localidade.
Secretário municipal do Trabalho, Jeferson Ferreira orienta os candidatos a conferirem diariamente as vagas anunciadas no portal: trabalho.aparecida.go.gov.br. É uma plataforma mantida pela Prefeitura de Aparecida na qual são publicadas as vagas disponíveis em empresas da cidade, para todos os níveis de escolaridade.
Ao clicar na vaga desejada, o candidato é encaminhado para agendar seu atendimento numa das agências do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), de onde o interessado já pode sair com a carta de encaminhamento para entrevista, se preencher os requisitos da empresa.
Neste mesmo portal, o trabalhador pode fazer gratuitamente vários cursos on-line, entre eles de estoquista, operador de caixa, vendedor, auxiliar de produção e auxiliar de limpeza, alguns dos cargos com maior oferta de vagas hoje na cidade.
“Procuramos colaborar ao máximo com quem está procurando um trabalho. E essa intermediação entre a empresa e o candidato já adianta muito o processo, aumentando as chances de contratação e efetivação”, conclui Jeferson Ferreira.