No cenário digital brasileiro, um alarmante aumento nas denúncias de abuso e exploração sexual infantil online foi revelado pela Safernet, organização não governamental que há 18 anos monitora esses crimes no país. Com um recorde de mais de 71 mil denúncias em 2023, o Brasil enfrenta uma situação crítica, superando a marca histórica anterior estabelecida em 2008, quando foram recebidas pouco mais de 56 mil denúncias.
A Safernet aponta três fatores cruciais para esse preocupante aumento. O uso da Inteligência Artificial na criação de conteúdo de exploração sexual infantil, a venda crescente de pacotes contendo imagens íntimas produzidas por próprios adolescentes e as demissões em massa nas plataformas digitais são os principais vilões desse cenário sombrio.

Segundo a ONG, a Inteligência Artificial tem desempenhado um papel significativo na produção desse tipo de conteúdo nefasto, tornando-o mais disseminado e difícil de ser rastreado. Além disso, a venda de pacotes de imagens íntimas feitas por adolescentes contribui para a propagação desse material prejudicial, aumentando os casos de exploração.
As demissões em massa anunciadas pelas plataformas digitais também são apontadas como um fator crucial para o aumento das denúncias. A Safernet destaca que essas demissões impactaram diretamente as equipes de segurança, integridade e moderação de conteúdo, enfraquecendo a capacidade das plataformas em lidar com esse tipo de crime.
O relatório da Safernet revela ainda que, entre os crimes de ódio online, a rejeição a estrangeiros liderou o aumento de denúncias, com um crescimento de 250% em relação a 2022. Na sequência, ficou a intolerância religiosa. Em contrapartida, houve uma queda significativa em três crimes de ódio: o racismo, com uma redução de 20%, e a LGBTfobia e a misoginia, ambos com uma queda de cerca de 60%.

Os dados alarmantes foram divulgados pela Safernet nesta terça-feira (6), coincidindo com o Dia da Internet Segura. Em um ano em que a proteção da infância nos tempos de Inteligência Artificial se torna ainda mais crucial, a ONG intensifica seus esforços para conscientizar a sociedade sobre os perigos online e buscar soluções efetivas para combater esse cenário preocupante.
Diante desse panorama crítico, a Safernet reforça a importância da colaboração entre governo, sociedade civil e empresas de tecnologia para implementar medidas eficazes de combate a esses crimes e garantir a segurança das crianças na era digital. A proteção da infância emerge como o principal desafio em tempos de avanços tecnológicos, demandando ações imediatas e estratégias inovadoras para resguardar o bem-estar das gerações futuras.
A SaferNet Brasil oferece um serviço de recebimento de denúncias anônimas de crimes e violações contra os Direitos Humanos na Internet, contanto com procedimentos efetivos e transparentes para lidar com as denúncias. Além disso, contamos com suporte governamental, parcerias com a iniciativa privada, autoridades policiais e judiciais, além, é claro, de você usuário da Internet. Caso encontre imagens, vídeos, textos, músicas ou qualquer tipo de material que seja atentatório aos Direitos Humanos,
Faça a sua denúncia. Clique aqui