🎧 Ouça, o áudio dessa matéria, saiba mais e compartilhe:
A partir desta segunda-feira, as empresas inscritas no Programa do Governo Federal para a renegociação de dívidas devem informar qual desconto estão dispostas a conceder para os consumidores. Essa etapa do desenrola é destinada para pessoas físicas com renda mensal de até dois salários mínimos ou que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo, como explica Alexandre Ferreira, coordenador geral da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda.
‘‘E a gente está se preparando para uma etapa muito fundamental, que é o leilão. Os credores organizados em cada um dos seus segmentos, eles vão disputar para ver quem dá o desconto mais alto e aí depois disso a gente vai ter a dívida com o desconto.’’ Informou Alexandre Ferreira.
Poderão ser renegociados valores de até R$ 5 mil, parcelados em até 60 vezes. Para fazer a renegociação, as pessoas devem se cadastrar na plataforma GOV.br, como orienta o coordenador Alexandre Ferreira. ‘‘Ele é uma porta de acesso para os programas do Governo Federal, então a pessoa tem que ir lá, ver se ela já tem conta e se ela já tiver conta, se a conta dela é prata ou ouro, para entrar na plataforma, ver as dívidas e depois fazer a renegociação, a gente vai pedir a conta a prata e ouro.’’
O governo estima que cerca de 40 milhões de pessoas poderão ser beneficiadas nessa etapa do DESENROLA, renegociando um montante de R$ 50 bilhões em dívidas.
‘’A gente tem hoje renegociações acontecendo com os bancos, daqui a pouquinho a gente vai abrir a plataforma do governo que é 100% online e ela só vai poder ser acessada pelos canais do governo’’, afirma Alexandre Ferreira.
Poderão ser renegociadas dívidas bancárias e não bancárias, como conta de luz, água, telefone, lojas, supermercados e educação, Alexandre Ferreira explica os problemas que as pessoas têm quando estão com restrição financeira. ‘‘Desde usar o cartão de crédito, até conseguir um financiar ali no carnê ou mudar de casa, que isso impacta para as pessoas, né? e o psicológico, então olhar para isso é uma situação em que a gente recupera a condição econômica e ao recuperar a condição econômica as pessoas podem consumir mais, isso beneficia o varejo.’’
O programa abrange apenas as dívidas feitas entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022, é importante lembrar que a renegociação de dívidas não significa um perdão. ‘’Não tem perdão de dívida, o que tem é renegociação.’’ O DESENROLA é um programa do governo federal para socorrer famílias endividadas e estimular a economia.
Mas atenção, tenha cuidado para não cair em golpes quando for renegociar suas dívidas, como alerta o coordenador Alexandre Ferreira. ‘‘Na hora em que a gente divulgar é pelo canal do Gov.br, então essa é uma medida de segurança. Então você que está em casa ouvindo a gente, fique atento também, então não entre ali num link fácil, entra no link do governo, que é lá que vai estar a orientação, é lá que vai estar a oferta do programa DESENROLA.’’
A abertura das renegociações pelo DESENROLA está prevista para a primeira semana de outubro.
De Brasília, Leandro Molina.
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República – SECOM