O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) fez um anúncio importante na última sexta-feira (24): o coach e empresário Pablo Marçal será o pré-candidato à prefeitura de São Paulo. O evento também marcou a nomeação de Marçal como presidente de honra do partido, fundado pelo empresário Levy Fidelix, falecido em 2021. A candidatura de Marçal promete trazer novos ares à política paulistana, com um discurso focado na mudança de mentalidade do povo e no desenvolvimento integrado entre esferas municipais, estaduais e federais.
Uma Candidatura de Peso
Pablo Marçal, um influenciador digital com mais de 50 milhões de visualizações mensais em suas redes sociais, se filiou ao PRTB em abril deste ano, após uma breve passagem pelo Democracia Cristã (DC). Conhecido por seus cursos de desenvolvimento pessoal e por uma carreira empresarial diversificada, Marçal tem a ambição de trazer sua visão inovadora para a administração pública.
Durante o evento de anúncio, Marçal expressou sua motivação: “Fui picado pelo serviço público e levo como missão mudar a mentalidade do povo”. Ele ressaltou que sem uma mudança de mentalidade, nenhuma promessa de zerar a fome ou qualquer outra política pública será efetiva. “Tem que ter políticos que se levantam”, afirmou o pré-candidato.

Estratégia e Alianças
Marçal destacou a importância do diálogo e da busca por alianças, revelando que o PRTB já está em conversações com pelo menos três outros partidos. Ele acredita que um projeto de desenvolvimento robusto e bem alinhado, nos moldes do que foi realizado na China, é crucial para o progresso de São Paulo.
A analogia de Marçal com carros de corrida exemplificou sua visão sobre a política atual: “A falta de alinhamento, ora indo muito para a esquerda, ora muito para a direita, impede que o piloto vença a corrida”. Segundo ele, é fundamental buscar uma independência mental e olhar para o Estado como ele é, promovendo uma colaboração mútua.
O pré-candidato foi questionado por alguns internautas, e prontamente respondeu cada pergunta, confira algumas perguntas e respostas, relacionados ao seu possível mandato como prefeito de São Paulo:
SEGURANÇA em São Paulo!!!! O que vai fazer?
“Inteligência artificial para detectar criminosos! Uma nova guarda municipal semelhante à de Orlando na
Flórida. Carros elétricos, blindados e potentes. Ninguém vai desrespeitar a guarda da cidade e com o aumento de respeito vão diminuir as agressões em casos pontuais. Voluntários para áreas de segurança. Será um programa pra pessoas começarem a servir para ter o mínimo de horas pra ser contratada pelo mercado de segurança da cidade.
A maior parte do programa de governo será voltada para segurança, saúde, emprego, infraestrutura e educação.”
Como você vai cuidar da Educação?
”A educação irá transbordar em todas as esferas da sociedade;
Empresas, igrejas, instituições, comunidades, repartições públicas terão braços de ensino próprio para treinar todo mundo. O ensino básico não consegue ajustar a nossa rota como povo. A educação deve estar em todas as esferas.”
Não tem medo de se corromper com a política? Te admiro e não queria ver isso…
”Política é igual a dinheiro. Não são essas coisas que corrompem, mas potencializado o que a pessoa carrega. O que tem guardado será maximizado. Relaxe, nada vai mudar, só vai aumentar de tamanho.”
Cracolândia? Soluções?
”Vou entrar pessoalmente nesse assunto para restaurar essas pessoas. O maior problema não é a restauração dessas pessoas de hoje, mas a quantidade que não para de ser enviada pra lá. Todos os dias chega gente nova do interior de SP.”
Quem vem com você como vice?
”Provavelmente será alguém de um dos 3 maiores partidos do Brasil”
Como será a relação com o atual governador
”Somos amigos; Contribui para a campanha dele de governador
Sei dos compromissos dele! Ele poderá ser um grande presidente da república em breve! Um grande engenheiro”
Eleito prefeito de São Paulo, como seria a sua relação com atual presidente?
”Todas as semanas ele vai receber uma ligação minha cobrando recursos e parcerias para tocar tantas obras paradas’‘

Histórico Político de Marçal
Pablo Marçal ganhou notoriedade política em 2022, quando tentou ser pré-candidato à Presidência da República pelo PROS. No entanto, divergências internas no partido e a posterior posse de Eurípedes Júnior como presidente levaram à revogação de sua pré-candidatura, decidiu apoiar a candidatura do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Marçal, então, concorreu a deputado federal, Marçal concorreu sob judice e acabou recebendo 243.037 votos, Com a rejeição do TRE, sua vaga acabou com Paulo Teixeira (PT), que além de eleito a deputado viria a ocupar o ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no governo Lula.
Em 30 de outubro, quando o então ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ricardo Lewandowski, atual ministro da Justiça negou a candidatura de Marçal.
Em 2023, Marçal foi alvo da Operação Ciclo Fechado, que investigou possíveis crimes eleitorais. O empresário negou todas as acusações, afirmando ser vítima de perseguição política. Este ano, ele também foi acusado de disseminar fake news sobre as chuvas no Rio Grande do Sul, acusações que seus advogados consideram infundadas, nessa mesma ocasião Pablo Marçal conseguiu enviar mais de 100 carretas de alimentos e donativos para as vítimas do RS.
Próximos Passos
A pré-candidatura de Marçal está prevista para ser lançada oficialmente no dia 15 de junho. Ele segue otimista e determinado, pronto para enfrentar os desafios que surgirem. Seu objetivo é claro: transformar São Paulo com uma nova mentalidade e estratégias inovadoras.
”Assumo o maior desafio da minha vida, com fé em Deus, coragem, apoio popular e da minha família para humildemente ser o servidor público com maior responsabilidade entre todos nessa cidade.” disse Marçal
Sobre o PRTB
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) tem quase 30 anos de atuação e uma história rica em participação política no Brasil. Fundado nos anos 1990, presidido nacionalmente por Leonardo Alves de Araújo conhecido como Leonardo Avalanche, o partido busca constantemente inovar e apresentar propostas que promovam o desenvolvimento e a renovação política no país.
Com a pré-candidatura de Pablo Marçal, o PRTB espera trazer uma nova visão para a administração de São Paulo, apostando em um discurso de transformação mental e desenvolvimento sustentável. As próximas semanas serão cruciais para definir as alianças e consolidar a campanha que promete agitar a maior cidade do Brasil.
Por Krysner Jebyos Neves – @krysneroficial